Apesar de representarem 90% das empresas do Brasil e de contribuírem com 40% do PIB nacional, empresas familiares costumam ter vida mais curta que as demais. Nessa modalidade, 70% das empresas fecham antes de chegar à segunda geração. Especialistas afirmam que, em grande parte, isso acontece pela falta de planejamento estratégico e de um processo de sucessão bem definido. Para apresentar aos empresários os benefícios que a Governança pode trazer, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) organiza nos dias 28 e 29 de março um curso de governança voltado para empresas familiares.
Em sua 11ª edição, o curso Governança Corporativa em Empresas Familiares apresenta as possibilidades de implantação de um sistema que auxilie a organização da família e da gestão. Os especialistas convidados vão orientar sócios, gestores, herdeiros e conselheiros com base em suas experiências profissionais e pessoais na gestão de negócios familiares.
Analisando as relações complexas entre empresa, família, sócios e investidores, as palestras vão demonstrar como as práticas de Governança Corporativa podem ser úteis na resolução de impasses comuns a empresas administradas por pessoas da mesma família, como o processo de sucessão, que pode ficar muito mais simples com a elaboração de um Acordo de Acionistas. Marcelo Bertoldi, sócio fundador do escritório Marins Bertoldi Advogados Associados e especialista em Direito Comercial e Societário com mais de 20 anos de experiência, vai esclarecer o processo de criação do Acordo e os dispositivos legais que garantem a eficácia dessa ferramenta.
Ao longo dos dois dias de duração, o curso vai tirar dúvidas também sobre Conselho de Família, Family Office, Desenvolvimento de Negócios Familiares e discutir casos de sucesso e longevidade entre companhias brasileiras que adotaram a Governança Corporativa.
Serviço
Data: 28 e 29 de março
Horário: das 8h às 17h30
Local: WTC Events Center, Piso M – 4º andar (Av. das Nações Unidas, 12.551 – São Paulo)
Informações e inscrições: (11) 3185-4200 / [email protected] / www.ibgc.org.br