Aprovado o regulamento do Prêmio “Selo Mais Integridade” relativo ao exercício 2022/2023 em 23 de fevereiro pela Portaria Mapa nº 402, destinado a empresas e cooperativas do agronegócio que, reconhecidamente, desenvolvam boas práticas de integridade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. Entrou em vigor em 24.02.2022.
A premiação do Selo Mais Integridade do MAPA foi instituída em 2018 com o objetivo de incentivo e reconhecimento das boas práticas de responsabilidade social, sustentabilidade ambiental, ética e ações de mitigação das práticas de fraude, suborno e corrupção (integridade) por empresas e cooperativas do agronegócio.
Anualmente, são publicados regulamentos que aperfeiçoam os requisitos para a premiação, tais como na segunda edição, em 2019, que possibilitou a participação de cooperativas e a renovação do selo das primeiras empresas premiadas. Já em 2020, os requisitos para premiação abordaram os temas “Transparência e Gestão de Risco” e em 2021, o selo incluiu o setor pesqueiro e a avaliação quanto à existência de Termo de Ajustamento de Condutas (TAC), demandas judiciais e notícias que afetem negativamente a imagem e reputação da interessada, seus sócios e/ou dirigentes. Outra novidade da quarta edição é “Selo Mais Integridade – Versão Especial” voltada para empresas e cooperativas premiadas, de forma cumulativa, pelo Selo Mais Integridade, do Mapa, e pelo Empresa Pró-Ética, da Controladoria-Geral da União (CGU).
O Selo Mais Integridade proporciona aos seus ganhadores uma imagem positiva de boas práticas dos princípios ESG e pode ser utilizado nos documentos, sites comerciais, folders e publicações internas (Selo Verde – primeira premiação) e de forma mais ampla em produtos, embalagens, placas, veículos e afins (Selo Amarelo – Renovação e Selo Versão Especial – Premiados Cumulativos).
Para o exercício 2022/2023, as empresas e cooperativas interessadas devem se inscrever no prazo de 07/03 a 03/06/2022 pelo endereço eletrônico https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/integridade/selo-mais-integridade e encaminhar documentos comprobatórios que serão avaliados tecnicamente pelo Comitê Gestor Selo, da Área de Integridade do MAPA.