Informativos

Paraná propõe novo Refis para regularizar situação de empresas com descontos de até 80%

Publicado em: 08 dez 2021

No dia 30 de novembro, o Governo do Estado do Paraná enviou à Assembleia Legislativa o projeto de lei do novo Programa de Parcelamento Incentivado de créditos tributários relativos aos ICMS e ICM, e de créditos não tributários inscritos em dívida ativa pela Secretaria do Estado da Fazenda, o Refis.

A medida visa possibilitar a recuperação das empresas afetadas pela pandemia e segue os moldes de programas anteriores, notadamente em relação à previsão de que a adesão ao parcelamento acarreta o reconhecimento dos créditos tributários nele inseridos, condicionando-se a empresa à renúncia de eventuais ações judiciais, bem como de defesas apresentadas na esfera administrativa.

Por seu turno, a Secretaria da Fazenda ao vislumbrar a ausência de pagamento nos critérios estipulados, poderá rescindir o parcelamento e inscrever a empresa na dívida ativa ou, ainda, substituir a Certidão de Dívida Ativa caso o valor já esteja inscrito, para iniciar a execução fiscal em âmbito judicial.

Com a aprovação pelos deputados, o Poder Executivo estadual terá 60 dias para regulamentar os trâmites para os pagamentos.

Viviane de Carvalho Lima

Viviane de Carvalho Lima atua no Direito Tributário Corporativo desde quando inaugurou sua carreira na advocacia. Inicialmente, compôs a equipe do Contencioso Tributário de um escritório de médio porte sediado...
Rolar para cima