Newsletters

Afetação de Recurso Repetitivo. STJ julgará cabimento de ação rescisória para modulação de efeitos da tese do século (Tema 69)

Publicado em: 22 Mar 2024

Na última terça-feira (19/03), a 1ª Seção do STJ decidiu afetar para julgamento, sob a sistemática dos recursos repetitivos, a discussão envolvendo “a admissibilidade de ação rescisória para adequar julgado à modulação de efeitos estabelecida no Tema n. 69 da repercussão geral do Supremo Tribunal Federal’’ (REsp 2066696), que versou sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins. Além disso, definiu-se, por maioria, a suspensão da tramitação de todos os processos, independente da instância, envolvendo a matéria.

A afetação, bem como a suspensão dos processos já em trâmite, surge como uma forma de definir, de uma vez por todas, se a modulação de efeitos abrange os contribuintes que ajuizaram ação após março de 2017 e conseguiram o trânsito em julgado favorável antes do julgamento dos embargos de declaração do Tema 69 (RE 574.706), em maio de 2021.

Em sua maioria, os Tribunais Regionais Federais têm dado causa à União, julgando procedente as ações rescisórias já ajuizadas. Contudo, esse entendimento ainda não é pacífico, em razão de o STF (RE nº 1468946/RS) e o STJ (REsp 2060442 e REsp 2058293) já terem sinalizado o não cabimento destas rescisões, por força da Súmula nº 343/STF e do Tema de Repercussão Geral nº 136/STF.

Neste contexto, a afetação da discussão pela sistemática dos recursos repetitivos sinaliza um rumo de extrema relevância para os contribuintes que foram submetidos a tais rescisórias, uma vez que a decisão a ser proferida pelo STJ será de observância obrigatória para os demais tribunais (art. 927, III, do CPC).

O Núcleo de Direito Tributário do Marins Bertoldi Advogados acompanha atentamente os desdobramentos dos Tribunais Superiores sobre o tema e coloca-se à inteira disposição para sanar eventuais dúvidas.

Por Lucas de Almeida Correia e o Augusto Chimborski

Augusto Chimborski

Augusto Chimborski began his professional career as an intern at Marins Bertoldi Advogados, working in both contentious and advisory areas for clients across various sectors of the economy. After graduating...
Scroll to Top