Highlights

STJ to Rule as Repetitive the PIS/COFINS Credit on Non-Recoverable IPI (Topic 1373)

Publicado em: 17 Sep 2025

Por Augusto Chimborski e Nicolle Sprea Dondalski

Em 2022, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2.121/2022 que, em seu art. 171, parágrafo único, vedou o creditamento de PIS e COFINS sobre o IPI não recuperável. Diante deste cenário, contribuintes começaram a questionar no Judiciário a legalidade e a constitucionalidade desta restrição.

Em agosto de 2025, o Superior Tribunal de Justiça afetou os Recursos Especiais nº 2198235/CE e 2191364/RS, para julgamento da controvérsia sob a sistemática dos recursos repetitivos (Tema 1373/STJ).

Apesar de a 2ª Turma do STJ já ter proferido entendimento isolado contrário aos contribuintes, a Ministra Maria Thereza de Assis Moura destacou a presença de uma controvérsia jurídica relevante a ser apreciada pela 1ª Seção.

A discussão parte da constatação de que a restrição contida na Instrução Normativa nº 2.121/2022 extrapola a competência regulamentar da Receita Federal, pois limita direito creditório não previsto em lei, em violação ao princípio da legalidade tributária (art. 150, I, da CF e art. 97 do CTN). Ainda, sob a ótica constitucional, a vedação infralegal pode configurar afronta ao princípio da não cumulatividade (art. 195, §12, da CF), cuja delimitação deve ser feita por lei complementar, e não por ato normativo administrativo.

Além disso, foi determinada a suspensão da tramitação de todos os processos envolvendo a matéria, independente da instância de tramitação.

A afetação da discussão pela sistemática dos recursos repetitivos sinaliza um rumo de extrema relevância para os contribuintes submetidos ao regime não cumulativo do PIS e da COFINS, uma vez que a decisão a ser proferida pelo STJ será de observância obrigatória para os demais tribunais (art. 927, III, do CPC).

Dessa forma, o Núcleo de Direito Tributário do Marins Bertoldi Advogados acompanha atentamente os desdobramentos dos Tribunais Superiores sobre o tema e coloca-se à inteira disposição para sanar eventuais dúvidas.

Augusto Chimborski

Augusto Chimborski began his professional career as an intern at Marins Bertoldi Advogados, working in both contentious and advisory areas for clients across various sectors of the economy. After graduating...
Scroll to Top