Informativos

Oportunidades em Ascensão: Impressões das Feiras ExpoApras e ExpoFrísia 2024

Publicado em: 29 abr 2024

No mês de abril, o Marins Bertoldi Advogados marcou presença em duas grandes feiras: a ExpoApras 2024, que reuniu mais de 400 marcas expositoras voltadas a novas tecnologias, serviços e soluções para o setor varejista; e a 17ª edição da ExpoFrísia que reuniu especialistas, produtores, cooperativas e empresas com foco em inovação e inclusão digital no agronegócio.

Durante esses eventos, tivemos a oportunidade de visitar clientes expositores e aprofundar nosso entendimento sobre seus mercados e principais tendências que certamente abrirão oportunidades de novos negócios.

Alimentos e Bebidas: em 2023, foram realizadas 139 operações de fusões e aquisições no setor de varejo e consumo, o que representa um aumento de 33% em comparação com o ano anterior, conforme pesquisa da KPMG. Há indicativos de que o número de operações de M&A deve continuar a crescer em 2024.

Setor Agropecuário: impulsionado tanto pelo aumento global na demanda por alimentos quanto pela crescente preocupação com a sustentabilidade, espera-se um aumento na demanda de assessoria jurídica relacionada a contratos, transações internacionais e implementação de boas práticas de governança corporativa, preservação do meio ambiente e responsabilidade social (ESG). Segundo a Rabobank Brasil, o agronegócio já representa 24% do PIB brasileiro.

Cooperativismo: em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo, as cooperativas têm ocupado posição de destaque ao colocarem em prática o princípio da cooperação entre cooperativas. Dados da OCB indicam que, em 2022, 49% das cooperativas agropecuárias fizeram negócios com cooperativas de crédito, 10% adquiriram produtos de cooperativas de trabalho, 12% utilizaram serviços de cooperativas de transporte e 21% utilizaram planos de cooperativas de saúde.

Com o início do segundo trimestre, os indicadores econômicos apontam para um crescimento sustentável, criando excelentes perspectivas de negócios. Nossa equipe está atenta e acompanha de perto esses indicadores e movimentos de mercado, pronta para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas a esses temas.

Por Ana Claudia Pereira Silva Lechakoski

Ana Cláudia Pereira Silva Lechakoski

Ana Cláudia P. S. Lechakoski iniciou sua carreira jurídica em um escritório de advocacia de pequeno porte em Curitiba – PR, atendendo clientes do varejo nas mais diversas áreas. Posteriormente...
Rolar para cima