No mês de abril, o Marins Bertoldi Advogados marcou presença em duas grandes feiras: a ExpoApras 2024, que reuniu mais de 400 marcas expositoras voltadas a novas tecnologias, serviços e soluções para o setor varejista; e a 17ª edição da ExpoFrísia que reuniu especialistas, produtores, cooperativas e empresas com foco em inovação e inclusão digital no agronegócio.
Durante esses eventos, tivemos a oportunidade de visitar clientes expositores e aprofundar nosso entendimento sobre seus mercados e principais tendências que certamente abrirão oportunidades de novos negócios.
Alimentos e Bebidas: em 2023, foram realizadas 139 operações de fusões e aquisições no setor de varejo e consumo, o que representa um aumento de 33% em comparação com o ano anterior, conforme pesquisa da KPMG. Há indicativos de que o número de operações de M&A deve continuar a crescer em 2024.
Setor Agropecuário: impulsionado tanto pelo aumento global na demanda por alimentos quanto pela crescente preocupação com a sustentabilidade, espera-se um aumento na demanda de assessoria jurídica relacionada a contratos, transações internacionais e implementação de boas práticas de governança corporativa, preservação do meio ambiente e responsabilidade social (ESG). Segundo a Rabobank Brasil, o agronegócio já representa 24% do PIB brasileiro.
Cooperativismo: em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo, as cooperativas têm ocupado posição de destaque ao colocarem em prática o princípio da cooperação entre cooperativas. Dados da OCB indicam que, em 2022, 49% das cooperativas agropecuárias fizeram negócios com cooperativas de crédito, 10% adquiriram produtos de cooperativas de trabalho, 12% utilizaram serviços de cooperativas de transporte e 21% utilizaram planos de cooperativas de saúde.
Com o início do segundo trimestre, os indicadores econômicos apontam para um crescimento sustentável, criando excelentes perspectivas de negócios. Nossa equipe está atenta e acompanha de perto esses indicadores e movimentos de mercado, pronta para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas a esses temas.
Por Ana Claudia Pereira Silva Lechakoski